Menu
Corretor Imobiliário / Dicas de Compra / Dicas de Imóveis

Qual é o tempo máximo de um financiamento?

financiamento

Para você que quer comprar um novo imóvel, saiba que o prazo de financiamento imobiliário é uma das partes mais  burocráticas. De fato, requer muita paciência, principalmente se for feito em uma imobiliária complicada. Todo o processo dependerá das condições do comprador, do imóvel e de todas as documentações corretas e em dia.

É importante que qualquer pendência seja solucionada de forma rápida, pois poderá atrasar todo o processo de compra. O tempo máximo de parcelamento também vai depender de alguns fatores. Explicaremos tudo isso detalhadamente. Confira:

Separamos também um blog onde elencamos como avaliar o preço de um apartamento: Leia!

Procedimentos de financiamento

Antes de tudo, devemos falar das etapas que se deve cumprir dentro da compra do seu imóvel:

–  Primeiramente, você deve procurar um banco, enviar a sua documentação para ele fazer uma análise de crédito. Sendo aprovado, o banco emite uma carta desse crédito. Vale lembrar que todos os bancos realizam essas etapas;

–  O próximo passo, é o preenchimento dos formulários. Nele, tem as informações do comprador, vendedor do imóvel e várias outras informações. Todos os documentos são pedidos com antecedência para evitar possíveis transtornos; 

–  Feito isso, o banco envia um avaliador ao imóvel. Geralmente, se trata de um engenheiro. Ele irá avaliar todo o local e, também, verá se têm condições perfeitas de uso. Ao final, ele irá emitir um laudo e enviar ao banco todo o processo de avaliação do imóvel;

– se tudo estiver correto com o imóvel, o banco irá fazer uma análise jurídica de todos os documentos recebidos. Vai verificar as certidões do vendedor, também vai analisar se o imóvel tem alguma restrição de matrícula e, se tudo estiver de acordo, o banco dá o ‘ok’ e emite o contrato para você levar ao cartório com o objetivo de fazer o registro. Depois de todos os trâmites burocráticos, a assinatura é concluída. 

Tempo estipulado

Em questão de números de parcelas, o tempo de financiamento vem crescendo muito no Brasil. Para se ter ideia, dependendo do banco escolhido, hoje é possível  ter um imóvel divido em 420 meses, equivalendo a 35 anos. Ou seja, essa conta até pode passar de geração para geração (como dois irmãos, por exemplo). 

Porém, isso vai depender de você e de seu momento financeiro. Se tem um sonho de adquirir um imóvel, mas não consegue, pois a situação financeira não é adequada para isso, essa realidade de financiamento pode se uma opção.

Por isso o mercado imobiliário cresceu tanto no ano de 2020. Negociações flexíveis foram feitas (como o tempo de financiamento), e mais acordos foram fechados. Entretanto, as taxas e juros abusivos podem subir e, por isso, é importante analisar as instituições financeiras.

Essas negociações também podem ser feitas pela idade da pessoa. Somado ao prazo de financiamento, o indivíduo pode ter até 80 anos e 6 meses. Por exemplo, se você tem 50 anos, a conta é feita da seguinte maneira: 80 – 50 = 30. Ou seja, o prazo de financiamento máximo é de 30 anos. Para você usufruir do benefício dos 35 anos de financiamento, precisa assinar o contrato até os 35 anos completos. 

Sistema de amortização

Esse sistema consiste em abater o mesmo valor da dívida total constantemente em todos os meses. Dá para notar a diferença financeira das parcelas na queda de juros. Assim, tudo é calculado de forma antecipada e distribuído igualmente no decorrer do financiamento. 

Existem dois tipos de amortização:

Sistema de Amortização Constante (SAC): mantém o valor das parcelas por um bom tempo. Isso significa que as primeiras serão mais caras. Porém, com o passar do tempo, elas vão diminuindo e os juros caem no final. 

Tabela PRICE: o preço da prestação nunca muda, mas o valor da amortização cresce com o passar do tempo. Isso significa que o valor dividido diminui lentamente e os juros, ao final, são mais altos. 

Tudo isso é o que deve ser feito para financiar um imóvel. Dá para ver que requer muita paciência, mas mesmo assim, nós desejamos uma boa sorte para você! Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais,Instagram, Facebook e YouTube.  E também veja nosso conteúdo pelo blog AoCubo.

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta