Menu
Corretor Imobiliário / Dicas de Imóveis / Dicas para a sua casa

Encontrei o meu imóvel, como confiar no corretor?

corretor_aocubo

Se você tem interesse em comprar um imóvel, realizou a pesquisa e gostou, o próximo passo é fazer uma visita no local para saber os valores e formas de negócio. Após isso, quem vai intermediar tudo, será o seu corretor. 

Esses profissionais trabalham como consultores, fornecendo informações importantes do bairro e de toda região. Também esclarecem todas as dúvidas e apresentam os pontos positivos e negativos do imóvel, dando dicas de como valorizá-lo.

A relação entre cliente e corretor, precisa sempre ser ótima para o andamento e fechamento dos negócios. Mas, é normal da parte do cliente ficar com um pé atrás na hora de contatar o corretor, afinal esta escolha será muito importante para realizar este sonho de comprar um novo imóvel.

Existem várias formas de saber se o corretor é confiável ou não. Infelizmente, nós vemos muitas fraudes de pessoas que se dizem profissionais do mercado imobiliário. Antes de tudo, a relação precisa ser verdadeira e transparente. 

Também vale ressaltar que o objetivo deste texto é indicar como identificar pessoas com más intenções, pois a maioria dos corretores são boas pessoas e procuram realizar o melhor trabalho possível. Confira no texto algumas dicas para você ficar ciente de tudo.

Leia em nosso blog quais são os cuidados que você precisa ter para fechar compra e venda de imóvel. Veja!

Fique atento às respostas do corretor

Se você realmente gostou do imóvel e quer adquirir, avise o corretor sobre isso e preste atenção no que ele vai falar. A forma certa é ele informar toda a etapa que você deve fazer. O corretor sério e profissional, dirá ao cliente todos os trâmites, contratos e documentos que devem ser assinados. 

Agora, se uma pessoa pedir um sinal de imediato (valor dado antecipadamente para adquirir o imóvel), fuja, pois pode ser uma cilada. Não é assim que um corretor profissional trabalha. Contudo, preste muita atenção nesse detalhe para não cair nessa fraude.

Verifique se o corretor possui o CRECI 

Muitas pessoas se sentem desconfortáveis em exigir o CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) do corretor. Este é um documento indispensável. É uma categoria de licenciamento que todo profissional que atua na área é obrigado a ter. 

Para ter uma noção, uma pessoa que se diz corretor e não tem o CRECI, se descoberto, pode sofrer uma grave punição, tendo que pagar altas multas, além de manchar o seu nome no mercado imobiliário. Então, é importante que você não contribua com isso. 

Para isso, entre no site do CRECI e pesquise o nome do corretor. Se aparecer no sistema, é um motivo para confiar. Também peça à imobiliária os dados do corretor ou até mesmo vá diretamente a ele. São outras formas de evitar fraudes. 

Experiência de mercado

Outra dica é você avaliar se o corretor tem uma boa reputação no mercado. Seria legal se você encontrasse um profissional com várias vendas no currículo. Ver também o sucesso obtido nas imobiliárias que ele trabalhou e demais características que o credencie como ótimo profissional dentro do mercado imobiliário.

Também procure por referências. Vale ouvir depoimentos de clientes antigos que já fizeram negócio com este corretor. Sendo assim, a confiança pode aumentar. 

Mais um detalhe importante é notar como o corretor lhe aborda para conversar. Analise se ele mostra ser uma pessoa cordial, se escuta as suas ideias e o que você quer, e se mostra interesse na sua situação. Caso o profissional demonstre isso, há indícios de que ele é um corretor que sabe lidar com as pessoas. 

Formalizar documentos

Para comprovar 100% que o corretor e a imobiliária são de confiança, o uso do contrato de serviço é ótimo. Qualquer empresa e/ou profissional séria, deve formalizar um documento por escrito com a assinatura de todos os envolvidos. 

Nele, devem estar informações como valores, formas de pagamento e direitos de ambas as partes. Também precisam estar inseridos os dados pessoais do corretor, cliente e da empresa, além de todos os detalhes de como o serviço foi oferecido. 

Nessa etapa, com certeza, já foi estabelecida uma confiança de ambas as partes!

Essas foram nossas dicas para você ficar atento na hora de fechar seus negócios Acompanhe nossos outros trabalhos pelas redes sociais,  Instagram, Facebook e YouTube.  E também veja nosso conteúdo pelo blog AoCubo. 

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta