Menu
Carreira / Decoração

Guia completo dos tipos de imóveis

“Era uma casa muito engraçada…?”. Já parou para pensar quando, onde, como e porque os  tipos de imóveis que conhecemos hoje foram criados? Casas, apartamentos, coberturas e lofts têm histórias bem bacanas sobre a sua criação e origem. Pensando nisso, fizemos um guia completo dos tipos de imóveis para você ficar por dentro de tudo sobre as categorias de residência.
Confira abaixo o guia completo dos tipos de imóveis e se surpreenda com as histórias.
+3 passos para saber como investir em imóveis

Tipos de imóveis residenciais:

Flat, loft e apartamento

Quando as grandes cidades começaram a crescer, galpões antigos que antes pertenciam a fábricas, foram adaptados para a moradia de pessoas. A partir daí os nomes flat e loft começaram a aparecer. Essas formas de moradia surgiram nos Estados Unidos durante as décadas de 1960 e 70.

Lista com tipos de imóveis

Foto mostrando como é um flat por dentro

Com o tempo, os termos perderam seu verdadeiro significado e passaram a ser adotados pelo mercado imobiliário, especialmente no Brasil, como sinônimo de apartamentos com mais de um pavimento (duplex) ou destinados a pessoas solteiras ou pequenas famílias.

Todas as nomenclaturas referem-se a uma unidade residencial autônoma. Em algumas partes do mundo, a palavra “apartamento” diz respeito a uma unidade construída especificamente para um prédio, enquanto o termo flat significa uma unidade convertida em um prédio antigo, geralmente uma casa grande. Em outros lugares do mundo, os termos são trocáveis.

O termo “apartamento” é favorecido na América do Norte (embora em algumas cidades, o apartamento seja usado para uma unidade que é parte de uma casa contendo duas ou três unidades, tipicamente uma a um andar ). No Reino Unido, o termo apartamento é mais comum em círculos imobiliários profissionais e arquitetônicos, onde, de outra forma, o termo flat é usado comumente, mas não exclusivamente, para um apartamento em um único nível (daí um apartamento ‘flat’).

Studio

Guia de tipos de imóveis

Modelo de studio.

Os studios são, basicamente, apartamentos amplos, mas com poucas divisões. Não se sabe ao certo a origem dos studios, mas eles foram feitos especialmente para as pessoas organizarem os cômodos do local do jeito que preferirem. A princípio, os estúdios foram criados para pessoas solteiras, mas hoje em dia há casos de pessoas que moram com seus pares.

Kitnet/Kitinete/Kitnete/Quitinete

A imagem acima mostra como é uma kitnet por dentro.

A quitinete é uma espécie de apartamento com pequenas proporções, formado, na maioria das vezes, por apenas três cômodos: uma sala-quarto, uma cozinha-área de serviço e um banheiro. Não deve ser confundido com um JK (tipo de apartamento que contém apenas dois cômodosː um quarto-sala-cozinha-área de serviço e um banheiro). Pode ser considerado um tipo de estúdio.

Casa

A casas surgiram há muitos séculos. Elas são entendidas como elementos fundamentais da constituição da vida humana, a partir do momento em que o ser humano abandonou o estilo de vida nômade e passou a abrigar-se em sítios específicos. Ao longo do tempo, as casas evoluíram até chegar onde estão hoje em dia. Desde sempre, as residências foram criadas para abrigarem as famílias.

Casa de condomínio

A casa de condomínio é um imóvel que fica dentro de um terreno fechado, com outras casas de condomínios vizinhas. Geralmente as pessoas que buscam esse tipo de lar, estão atrás de privacidade. Nem todos gostam de expor ou ficar recebendo visitas, então a casa de condomínio é um bom exemplo de imóvel para quem quer privacidade.

Outro ponto importantíssimo que faz as pessoas comprarem esses imóveis, é a segurança. Com esses tipos de imóveis, você terá a certeza de que nenhum mal imprevisto vai acontecer, pois em toda a área haverá câmeras, cercas elétricas e uma equipe de seguranças sempre a postos.

O sentido de “comunidade” é bem forte também. Geralmente os vizinhos são mais próximos. Tudo por causa de assembleias criadas para todos os moradores discutirem assuntos para melhorar a vivencias deles na área.

Espaços para crianças são mais um motivo para aderir a casa de condomínio. Os pequenos também terão um espaço só para eles brincarem e pularem o dia inteiro! Muito legal, não é?

Casa geminada

Veja como são as casas geminadas.

Casa geminada é a edificação de duas ou mais casas ligadas umas às outras, que compartilham simetricamente o lote de acordo com a quantidade de moradias. É um tipo de residência proporcional que compartilha a estrutura, alvenaria e telhado com outra, com o mesmo arranjo interno invertido uma à outra. Geralmente, estas casas formam um condomínio. Esses imóveis conseguem ser bem mais baratos tanto na construção, quanto na venda, já que são feitos em série, o que dá ao construtor um valor bem menor do que os outros tipos de imóveis.

Bangalô

Modelo de bangalô.

Originalmente, o bangalô era um tipo de construção de apenas um andar, muito popular na América do Norte. Essas casas eram tradicionalmente pequenas, de um só andar e tinham uma varanda. Hoje em dia, os bangalôs modernos são um tipo de casa normalmente de um andar ou um andar e meio, e podem ser mais grandes que as moradias originais.

Sobrado


Um sobrado é um tipo de construção formada por dois ou mais andares e com grande área construída. Na época do Brasil colônia, os sobrados eram as residências dos donos de terras nas cidades e marcaram o início de uma tímida urbanização do país. No período anterior, a concorrência existia entre a casa-grande (casa da família do proprietário das grandes propriedades rurais do Brasil colonial) e a senzala (grandes alojamentos que se destinavam à moradia dos escravos), enquanto aos sobrados se opunham os mucambos, que eram residências das camadas mais pobres da sociedade.

Sítio

Saiba como é um sítio.

Sítio refere-se normalmente a uma propriedade rural de área simples, frequentemente usada para lazer ou para lavoura. De modo geral, um sítio é menor que uma fazenda. No entanto, as diferenças entre sítio, chácara e fazenda às vezes não são claras. O equivalente em Portugal é uma quinta, e em Moçambique utiliza-se o termo machamba; nesses países, a palavra sítio tem apenas o significado de local.
É comum entre as pessoas que possuem um sítio possuírem também uma casa na cidade. Assim, o sítio é usado como um local de lazer frequentado nos fins de semana para buscar tranquilidade e contato com a natureza, o que não é possível na cidade.

Cobertura

Imagem mostrando como é uma cobertura.

Cobertura é um tipo exclusivo de apartamento que, por estar localizado nos últimos andares de um edifício, costuma ser mais caro e luxuoso, com taxas condominiais e tributos mais elevados.
As coberturas foram desenvolvidas a partir do início do século 20, sendo relacionadas à distribuição da energia elétrica e ao uso do elevador, que proporcionou um acesso mais rápido aos andares mais altos dos edifícios.

Casa de praia

Casas de praia.

A casa de praia é uma propriedade em que pessoas, em sua maioria, vão para ter um dia de lazer. Geralmente, as casas de praia possuem a mesma infraestrutura das casas convencionais. Não se sabe ao certo quando as casas de praia nasceram, mas no mundo inteiro você encontrará casas onde as pessoas passam os dias de verão.

Mansão

Uma mansão ou palacete é um dos tipos de imóveis mais luxuosos e de grandes proporções que existem. Trata-se de uma construção isolada, com grande área de jardins. É conhecida também por possuir um valor muito alto de aquisição, sendo um dos mais icônicos símbolos da riqueza.

Mansão na Irlanda.

No Império Romano, uma mansio era um lugar oficial de parada, situado às margens de uma estrada romana e destinado a hospedar pessoas com altos cargos em viagem pelas diferentes províncias. No entorno desses locais, eram construídas as vilas de funcionários provinciais, que, posteriormente, davam origem a cidades.

Tipos de imóveis comerciais

Loja

Veja como é uma loja comercial.

Loja é uma sala comercial, geralmente com tamanho pequeno, feito para empresas de pequenos porte. Loja pode ser encontrada em prédios, galerias e centros comerciais.

Galpão/depósito/armazém

É um espaço físico em que se depositam matérias-primas, produtos semiacabados ou acabados à espera de ser transferidos ao seguinte ciclo da cadeia de distribuição.

Sala comercial

A sala comercial é uma espécie de apartamento com estrutura simples, na maioria das vezes com salas e banheiros. A sala comercial fica em prédios comerciais utilizados como escritórios.

Conheça como é uma sala comercial por dentro.

Curtiu esse guia completo de tipos de imóveis? Cada um deles possui particularidades e características que com certeza, irão se encaixar nas suas necessidades. Espero que essa lista tenha te ajudado a entender melhor a diferença de alguns deles e qual é a melhor opção para você.


CLIQUE NA IMAGEM PARA RECEBER AS NOTÍCIAS MAIS QUENTES DA SEMANA