Menu
Decoração

Apartamento pequeno: 6 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está procurando um apartamento pequeno — seja a sua escolha ou não —, este texto foi feito especialmente para você! Uma coisa é certa, morar em um apê pequeno é uma das maiores tendências hoje em dia. Com imóveis desse tipo, conseguimos utilizar todos os cantos da residência, sem desperdício de espaço — coisa que apartamento com grandes áreas é totalmente o contrário:  mais espaço, mais desordem e pouco uso! Dito isto, existem alguns atributos fundamentais de um espaço que, embora pequeno em tamanho, pode realmente parecer maior do que é.

+7 ideias de decoração para apartamentos pequenos

Confira abaixo as 6 coisas que todo mundo que procura em um apartamento pequeno deve saber.

  • A altura do teto do seu apartamento é muito importante

6 coisas que todo mundo que procura em um apartamento pequeno deve saber

Ao procurar um pequeno apartamento, fique atento a altura do teto.

Pode parecer um pouco óbvio, mas a altura do teto pode valorizar ou desvalorizar o tamanho do seu apê. Tetos baixos podem fazer com que o seu apartamento pareça menor e tetos altos podem fazer com que o seu apartamento pequeno pareça maior. Então na hora de visitar os imóveis, preste atenção nesse detalhe, pois ele é muito importante para que a sensação de mais espaço aconteça.

  • Fique atento com a iluminação

6 coisas que todo mundo que procura em um apartamento pequeno deve saber

Bastante iluminação em um pequeno apartamento é sinônimo de vantagem!

Outro ponto importante para dar a impressão que o seu apartamento é maior do que parece ser, é a luz natural que ele proporciona. A luz solar tem o poder de dar essa ilusão de espaço, fazendo com que os locais pareçam ter uma área maior. Na hora de optar por um apartamento, veja a quantidade de luz solar que ele tem. 😉

  • Sem armários, sem problemas

6 coisas que todo mundo que procura em um apartamento pequeno deve saber

Ter armários em pequenos imóveis é perda de espaço. Aposte em outros itens mais funcionais.

Morar em apartamento pequeno significa que armários não farão mais parte da sua vida, mas também não quer dizer que não há outras formas de armazenar suas coisas. Hoje em dia há muitos itens no mercado que substituem perfeitamente os armários. As araras, por exemplo, são itens bastante procurados por quem tem apartamento com espaço limitado. Você encontra araras de roupas, calçados e até de bolsas. Pesquise bem que você vai encontrar uma com o tamanho perfeito para as suas necessidades.

+ Essas soluções de marcenaria para espaços pequenos vão salvar sua vida

  • Esteja preparado para ser criativo ao organizar o espaço

6 coisas que todo mundo que procura em um apartamento pequeno deve saber

Ser criativo é uma qualidade essencial para quem está procurando um apê pequeno.

Seja criativo para usar cada espaço do seu apartamento! Chelsea Hale, agente imobiliária da Triplemint disse ao site Apartment Therapy que já encarou muitos desafios na hora de ajudar as pessoas com a decoração dos interiores. “Eu já tive um cliente que morava em um apartamento comprido e estreito que mal tinha armazenamento. No entanto, notei que havia lareiras que não eram funcionais e sugeri que ele construísse prateleiras dentro delas para armazenamento extra. É muito importante pensar fora da caixa!” Ou seja, tem algum elemento que não usa no imóvel? Que tal adaptá-lo e fazer com que seja algo que vá usar diariamente? 

  • Mantenha uma paleta de cor clara

6 coisas que todo mundo que procura em um apartamento pequeno deve saber

Boa iluminação + cores claras = espaço visualmente maior doq ue ele realmente é.

Lembra da dica sobre a iluminação no apartamento pequeno? Então, se o imóvel possuir cores claras, isso ajuda bastante a aumentar visualmente o tamanho dos imóveis. Então a dica é: procure apartamentos com tonalidades claras nas paredes e no chão!

  • Evite corredores

6 coisas que todo mundo que procura em um apartamento pequeno deve saber

Nesses casos, o corredor só toma espaço e faz com que o seu apartamento seja bem menor do que ele é.

Outro ponto importante que você precisa lembrar é que os corredores ocupam muitos e muitos metros quadrados. Ou seja, um baita espaço perdido. Então, ao procurar um apartamento pequeno, não se esqueça de evitar ao máximo imóveis com corredores. Dessa forma você terá mais chances de aproveitar ao máximo todo o espaço do apê. Buscando um apartamento com menos corredores ajudará a adicionar a metragem quadrada extra para o tamanho real da sala, já que é onde você mais precisa de espaço.

+Móveis multifuncionais desenhados exclusivamente para pequenos espaços

Espero que essas 6 dicas para quem está procurando um apartamento pequeno para morar tenha te ajudado a escolher uma boa opção para você. Pode até demorar um pouco para você conseguir encontrar um imóvel com essas características, mas vai por mim, quando você encontrar tudo vai ficar mais fácil e você conseguirá decorar e organizar cada centímetro!

Curtiu o texto? Depois nos deixe um comentário sobre o que você achou. Não esqueça de curtir a página da Loopimóveis.com no Facebook, nós publicamos todos os conteúdos lá. Também estamos no Instagram, onde publicamos lindas fotos sobre decoração e mercado imobiliário.