Menu
Dicas de Compra / Dicas de Imóveis

Venda de Imóvel – Acompanhe o passo a passo para vender seu imóvel

Morumbi modernidade, areas verdes e boas compras valem a escolha

Venda de Imóvel – Acompanhe o passo a passo para vender seu imóvel

Vender um imóvel se tornou um processo prático e relativamente rápido nos tempos modernos. Porém, é importante tomar cuidado com os detalhes que envolvem esse tipo de transação.

É um processo que, apesar de tranquilo, exige dedicação e paciência. A disponibilidade de tempo é outro fator importante. Afinal, algo fundamental na venda dos imóveis são as visitas para ambientação do comprador.

Quer saber o que mais é importante para vender seu imóvel? Acompanhe nosso passo a passo rápido de tudo que você precisa conferir!

Documentação – Prepare toda a papelada antes de ir a uma imobiliária

O primeiro passo para vender o seu imóvel é, sem dúvidas, conferir toda a papelada. Os enroscos envolvendo esse tipo de questão podem te render, além de dor de cabeça, uma perda de tempo desnecessária.

Entre os principais documentos a serem validados pelo proprietário do imóvel, estão:

# RG e CPF do vendedor e do seu cônjuge (se for casado)
# Certidão de Casamento (se for casado)
# Certidão de Nascimento (se for solteiro)
# Certidão de feitos emitida pela Justiça Federal e pela Justiça do Trabalho
# Certidão negativa do ofício de interdição e tutelas
# Certidão do Distribuidor Civil – Fórum

Essa documentação serve para garantir que a pessoa que está vendendo não tenha problemas na justiça, ou embargos. Já do imóvel, é possível listar:

# Certidão de Propriedade ou Registro
# Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)
# Certidão negativa de débitos municipais
# Declaração de quitação condominial (no caso de apartamentos)

Feito isso, já é possível escolher uma imobiliária de confiança e colocar o imóvel no mercado para novas negociações.

Imobiliária – Por que é importante ter a ajuda de um profissional qualificado

Procurar uma corretora de imóveis pode fazer seu imóvel ingressar no mercado imobiliário de maneira mais fácil e prática. Apesar de ser menos burocrática a venda direta, com a imobiliária, será possível ter assistência profissional.

Os riscos ao proprietário do imóvel diminuem, e a chance de esquecer algo importante é menor. Também, diversos corretores dentro da imobiliária já terão em sua cartela de contatos, quem possa se interessar pelo seu imóvel.

Deixar a propriedade nas mãos de alguém de confiança pode facilitar muito a visitação do imóvel. Esse tipo de especialista pode, além de ambientar os compradores, explicar sobre os pontos positivos do bairro e da região.

Outro ponto é o anúncio online. Fundamental para uma boa venda, ele é o ponto de encontro e o primeiro contato do comprador com seu imóvel. Boas fotos, excelente iluminação e preparo na apresentação do imóvel são indispensáveis para realizar a venda.

Preparo do Imóvel – Como conquistar os compradores com o primeiro olhar

Foi falado a pouco de pessoas de confiança. Seu imóvel, no caso, também deve passar confiança por si ao seu comprador. A limpeza dele, por exemplo, é um bom ponto de início quando o assunto é preparar o imóvel.

A organização, o capricho e o cuidado com o ambiente tornarão o imóvel mais atrativo. Nas visitações, ele trará outra perspectiva para as pessoas que estão conferindo o imóvel. Nas imagens do anúncio, ele trará outro potencial para as expectativas dos compradores.

Assim, faça uma faxina extra sempre, não deixe que nada fique fora do lugar por muito tempo. Prepare os ambientes para que fiquem limpos e bem iluminados. Pequenos detalhes podem gerar um efeito psicológico muito grande.

Lajotas quebradas, tomadas sem proteção, lustres e luminárias tortas, e móveis quebrados podem dar uma impressão de descuido. Além de colocar a ideia do imóvel precisar de uma reforma. Essa é a palavra que mais causa arrepios a quem vai comprar, junto com os gastos que ela traz. Portanto, cuide bem desses detalhes e venda seu imóvel muito mais rápido.

Calcule e Divulgue – Escolha os canais adequados e esteja dentro dos padrões do mercado imobiliário

Terminadas as preparações, é hora de colocar seu imóvel no ar! A primeira coisa é definir com a imobiliária, ou por si próprio, quais os melhores canais para essa venda. Verifique sites de qualidade e monte um anúncio matador.

Os melhores canais são os portais das próprias imobiliárias, dos corretores particulares ou mesmo nos principais site de venda livre de imóveis. A loop imóveis (site da loop), por exemplo, é um dos melhores em colocar seu imóvel no ar.

Também, fique atento com o preço de seu imóvel. Valorizar demais e pedir preços acima do valor real costuma “sair pela culatra”. O número deve ser bem fixado e deve permanecer fiel ao valor real do imóvel.

Caso ele seja muito alto, afastará os potenciais compradores que, sequer, olharão para seu imóvel. Isso mesmo com todo o preparo anterior. Já se o anúncio tiver um valor baixo, pode ser sinônimo de despesas extras que vem com o imóvel. Assim, permaneça fiel ao preço.

Esse tipo de honestidade é apreciada por muitos compradores e, no final das contas, será vantajosa para todos. Algumas dicas para calcular o preço do seu imóvel são:

# Busque imóveis parecidos e na mesma região
# Avalie o valor do metro quadrado com um profissional
# Compare a metragem do seu imóvel com a de outro na mesma região
# Analise a conservação do imóvel e as áreas de lazer e características extras
# Contabilize reformas feitas recentemente e o número de dormitórios

Vender um imóvel é um processo tranquilo, basta ter preparo! Quer conhecer mais sobre imóveis e conferir mais dicas e conteúdo sobre o assunto? Clique aqui https://blog.loopimoveis.com/