Menu
Dicas de Compra / Dicas de Imóveis

7 dicas para quem comprar o primeiro imóvel

Comprar o primeiro imóvel é sempre um momento único em que se realiza um sonho e principalmente um momento em que é preciso muita atenção, afinal é quando se faz um dos maiores investimentos de sua vida.

 

Por isso todo cuidado é necessário e cada detalhe vai fazer a diferença no sentido de oferecer o que você precisa enquanto propriedade, em condições interessantes e também com toda a segurança que é necessária.

 

Sendo assim, vamos trazer algumas dicas para comprar o primeiro imóvel, no intuito de te oferecer as melhores condições de aquisição de um imóvel, atendendo a todos os pontos que você avalia ser importante no processo.

 

Dicas para comprar o primeiro imóvel

 

Como já foi dito, a compra de um imóvel não é algo tão simples, e sua burocracia pode fazer com que algumas pessoas tenham sérias dificuldades com os pontos fundamentais no processo de compra.

 

Estar atento a todos os detalhes nem sempre é possível, pois ao mesmo tempo que tem que avaliar condição financeira, você lê o contrato, avalia a casa, entra em contato com corretor, e tudo vai acontecendo ao mesmo tempo.

 

Separamos, portanto, 7 pontos que são fundamentais para comprar o primeiro imóvel e que são os principais. Tendo atenção com estes os outros certamente estarão sob controle e até serão observados mais facilmente.

 

Avalie bem a localização

 

A localização de um imóvel é muito importante, afinal é responsável por valorizar ou não a propriedade, além de ser um componente essencial para a sua qualidade de vida em um novo local.

 

Saber se existem boas opções de comércio por perto, se é um local seguro e se a vizinhança é ou não barulhenta são fatores que determinam se vale ou não comprar o primeiro imóvel naquela localidade.

 

Para isso visite o local pessoalmente, em diferentes horários e em diferentes dias, para que você tenha uma noção geral de como é todo o entorno e principalmente onde está localizado o imóvel.

 

Saiba tudo sobre a documentação do imóvel

 

Às vezes o processo de compra de um imóvel é tão empolgante que algumas pessoas esquecem de avaliar a condição legal do imóvel, e consequentemente acabam com sérios problemas jurídicos e até financeiros.

 

Por isso é importante ter todas as informações legais da propriedade, se a mesma está com o pagamento de impostos em dia e também todas as taxas que lhe são aplicadas, para que você não acabe assumindo uma dívida que não é sua.

 

Para isso é importante contar com corretoras e profissionais especializados como advogados, por exemplo, o que demanda um custo inicial mas que garante um retorno muito bom nesse sentido.

 

Tenha cuidado com o quanto está disposto a pagar

 

Este é um ponto muito importante para quem quer comprar o primeiro imóvel, e também é decisivo nos resultados que são alcançados, justamente porque diz respeito ao pagamento propriamente dito.

 

Quando não se tem uma margem e limites de investimentos você acaba aceitando qualquer oferta, e depois, com outras taxas e até novos custos, possui dificuldade para manter o pagamento do imóvel ou de outras contas.

 

Avalie bem a sua condição financeira e se prepare adequadamente para arcar com um custo considerável, para que esse investimento não afete negativamente no seu orçamento mensal.

 

Não tenha pressa

 

Comprar o primeiro imóvel é empolgante, já dissemos isso aqui, mas isso não quer dizer que você precisa aceitar qualquer um, em qualquer lugar e fazer qualquer tipo de negócio para adquirir o mesmo.

 

Se tem uma das coisas que as pessoas fazem de melhor quando compram um imóvel é saber esperar o momento certo, a oferta que realmente faz jus ao investimento feito, para que não acabe perdendo dinheiro.

 

Por isso é recomendado que você espere, analise com bastante calma cada oferta e quando for conhecer o local, avalie bem cada detalhe, pois é o tipo de investimento que quanto mais certeiro melhor para o seu bolso.

 

Refaça seu planejamento financeiro

 

Ter um novo imóvel traz alguns custos e comprar o primeiro imóvel principalmente, e por isso, além da análise da situação financeira atual, você precisa também ter um controle das suas finanças futuramente.

 

Gerenciar uma casa e um imóvel pode ser algo inicialmente simples, mas é preciso estar atento a como você consegue lidar com as emergências e manutenções que eventualmente podem ser feitas.

 

Considerando que você optou por um financiamento é preciso ainda mais atenção com as parcelas, que são fundamentais para que você mantenha o valor sob controle e também consiga administrar bem o seu dinheiro.

 

Escolha a melhor forma de pagamento

 

Existem algumas formas de pagamento para quem quer comprar o primeiro imóvel: o financiamento, junto a bancos ou construtoras, consórcio ou o pagamento à vista, caso você tenha essa possibilidade.

 

Outra opção que pode ser utilizada é o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), que é recolhido mensalmente por quem tem carteira assinada. Basta que você tenha 3 anos de carteira assinada, não tenha imóveis em seu nome e escolha uma casa no local onde já mora ou trabalha.

 

Para escolher algumas delas você pode avaliar variáveis como tempo até que receba a propriedade, parcelas que serão pagas e custo que você terá mensalmente.

 

Escolha um bom corretor

 

Por fim, uma dica importante para você que quer comprar o primeiro imóvel é contar com um bom corretor que conheça bem o mercado e também que consiga opções de pagamento flexíveis.

 

Mas se lembre de escolher bem, pois o mesmo será a ponte entre o seu sonho de comprar a casa própria e sua realidade, e como já foi dito, é preciso ter sob controle todas as variáveis possíveis para a compra e por isso é preciso alguém de confiança.

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta