Menu
Decoração / Dicas para a sua casa

DICAS CIENTÍFICAS: 8 maneiras para deixar sua casa mais feliz

casa mais feliz

Nada melhor do que estar em paz e confortável dentro de sua casa, não é? Mas a ciência mostrou que existem 8 coisas que você pode fazer para deixar sua casa ainda mais feliz e agradável, sem precisar de reformas ou altos gastos.

casa mais feliz

 

1 – Parede: Além de serem as cores predominantes de nosso país, o amarelo e o verde são tons que mais causam sensações de felicidade e bem-estar, segundo uma pesquisa da Universidade de Vrije, na Holanda. Experimente pintar apenas uma parede com qualquer tom destas cores.

2 – Flores: Um estudo da Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, garante que um arranjo de flores provoca sensação imediata de bem-estar e felicidade a longo prazo. Os participantes da pesquisa alegaram sentir menos tristeza e depressões após receberem flores. Além disso, se você ganhar de presente, as flores são uma ótima lembrança de alguém.

3 – Fotos: Coloque fotos e porta-retratos pela casa, mas sem exagerar. Segundo a Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, a lembrança gerada ao olhar para as fotos gera sensações de felicidade, conforto e calmaria.

4 – Vela: Uma pesquisa da revista científica especialista em estudos químicos, Chemical Senses, mostrou que o aroma de baunilha é capaz de diminuir o estresse do ambiente. Por isso, se a intenção for relaxar, procure acender velas com essa essência, sempre optando pelo cheiro mais doce.

5 – Anotações: Escrever pequenos lembretes em blocos e cadernos contribui para o bom humor. Segundo a Associação de Ciência Psicológica dos Estados Unidos, reler estas notas depois de algum tempo faz você se sentir mais alegre. (Está anotando todas estas dicas, né!?)

6 – Amigo de 4 patas: Na verdade ninguém precisa de pesquisas para descobrir que cães e gatos tornam os ambientes muito mais divertidos e acolhedores. Mesmo assim, a Associação Americana de Psicologia mostrou que animais de estimação evitam o isolamento social de seus donos, tornando-os mais felizes.

7 – Cama: Muita gente pensa “por que arrumar a cama se no final do dia vamos dormir e bagunçar tudo de novo?”, mas uma pesquisa do site Hunch.com realizada com 68 mil pessoas mostrou que 71% das pessoas que arrumam a cama pela manhã se declararam felizes, enquanto 62% do que não possuem esse hábito se consideram pessoas infelizes.

8 – Menos é mais: Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, há uma forte ligação entre altos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, em pessoas que moram em casas com muitos objetos de decoração. Ainda segundo a pesquisa, isso ocore porque a quantidade de objetos decorativos está relacionada a uma casa bagunçada, que remete ao fracasso. Ainda afirmam: a solução para uma vida calma e feliz é viver em uma casa minimalista com boa limpeza.

Vamos tentar?