Menu
Decoração

Mês do orgulho LGBTQIA+: entrevista com Guilherme Torres

Junho é o Mês do orgulho LGBTQIA+ e, para celebrar essa data, vamos conversar com Guilherme Torres, renomado arquiteto, design de interiores e design de mobiliário. Guilherme contou um pouco sobre sua paixão pela arquitetura e abordou pontos importantes sobre o orgulho LGBTQIA+ na sociedade e na profissão. Confira a seguir! 

Mês do orgulho LGBTQIA+: entrevista Guilherme Torres

No mês do orgulho LGBTQIA+, nós temos o prazer de conversar com o Guilherme Torres, o renomado arquiteto que possui projetos incríveis e também quer debater sobre essa pauta no mundo da arquitetura. 

Guilherme possui seu escritório de arquitetura, o Studio Guilherme Torres, já tem mais de 140 mil seguidores no Instagram e é um dos nomes de maior destaque da sua área nos últimos anos. Veja o nosso bate-papo!

AoCubo: Como surgiu o amor pela arquitetura?

Guilherme Torres: Quando criança, eu morava numa casa bem confortável e bonita, com bastante iluminação natural. Depois de alguns anos, minha família precisou se mudar para uma casa menor e que não entrava muita luz. Passava meus dias pensando em como resolver os problemas que eu enxergava nesta nova casa. Assim surgiu meu amor pela arquitetura.

AoCubo: Qual a marca registrada do seu estilo na arquitetura?

Guilherme Torres: Penso que minha marca registrada é um projeto sempre irreverente, contemporâneo e com referências modernas.

AoCubo: Quais as tendências/estilos da arquitetura que você mais ama?

Guilherme Torres: Busco não seguir nenhuma tendência ou estilo específico, mas sim, criar algo único e atemporal.

AoCubo: Qual é a sua maior inspiração no seu setor?

Guilherme Torres: Le Corbusier, Charlotte Perriand e Rem Koolhaas.

AoCubo: Como você enxerga o mês de junho ser o mês da diversidade?

Guilherme Torres: Acho muito importante celebrar a diversidade. Não apenas em junho, em todos os momentos.

AoCubo: Como usar essa data e redes sociais para falar sobre diversidade?

Guilherme Torres: Acredito que não preciso de uma data específica para ter esta discussão. Falo sobre diversidade todos os dias através de minhas postagens e, mais importante, minhas ações.

AoCubo: O setor da arquitetura ainda precisa evoluir mais para tratar sobre esse tema?

Guilherme Torres: Sinceramente, no meu universo já estamos bem evoluídos neste aspecto.

AoCubo: É possível falar sobre arquitetura/design/decoração e conscientizar sobre as pautas LGBTQIA+ nas redes? 

Guilherme Torres: Para mim, a minha sexualidade não tem muito a ver com o meu trabalho. Fazer parte da comunidade LGBT faz parte de quem eu sou, mas não me define.

AoCubo: Quais dificuldades/desafios você encontra para abordar esses dois temas juntos?

Guilherme Torres: Não encontro nenhuma dificuldade.

AoCubo: Como ter mais representatividade das pautas LGBTQIA+ no ramo da arquitetura/design/decoração?

Guilherme Torres: Através da inclusão e da contratação de profissionais da área.

AoCubo: O Matheus Vaz, coordenador do Guilherme Torres Studio, criou um projeto incrível do Copan com a bandeira LGBTQIA+. Conte um pouco sobre o projeto!

Matheus Vaz: “Na parada LGBT em 2018, eu fiz a iluminação comemorativa de um prédio no centro de Goiânia. O edifício estava abandonado desde 1994 e nunca tinha sido utilizado. A partir disso, eu criei um projeto para fazer o mesmo no Copan. Este foi o primeiro motivo pelo qual eu mudei para São Paulo. Conversei com fornecedores, patrocinadores e com a administração do Copan e tentei criar um financiamento coletivo, mas, infelizmente, acabou não acontecendo, pois seria necessária uma verba muito maior”. 

Vamos celebrar o mês do Orgulho LGBTQIA+ em junho e em todos os outros meses do ano! A AoCubo também ergue essa bandeira! 

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta