Menu
Decoração

Permuta de imóveis: tudo o que você precisa saber para se mudar e economizar

Deixe-nos adivinhar, caro leitor, você está precisando se mudar, ou sair de seu imóvel por qualquer motivo que seja, e não sabe como fazer isso? Comprar um imóvel novo sem vender o antigo ou mesmo vender o próprio imóvel parecem alternativas distantes?

Não tema, pois temos uma solução prática para que você possa sair do seu bairro sem dores de cabeça: a permuta de imóveis. É uma alternativa de negócios para quem não quer passar pela burocracia de um empréstimo imobiliário, ou não ter que enfrentar o tempo de espera da venda de seu imóvel.

E, nessa postagem, preparamos tudo que você precisa saber para fazer isso de maneia segura e ainda economizando! Confira o que você aprenderá nesse artigo:

-? O que é permuta de imóveis e para quem a permuta de imóveis é indicada
-? Como fazer a permuta de imóveis de forma prática e adequada
-? Quais as vantagens da permuta de imóveis

O que é a Permuta de imóveis?

Vamos começar pelo básico, afinal, não é sempre que vemos esse tipo de transação acontecendo no mercado imobiliário. A permuta de imóveis é uma modalidade de negócio em que duas partes trocam a propriedade de bens ao mesmo tempo.

Ou seja, uma dar partes oferece um item como forma de pagamento por um outro item que esteja recebendo da segunda parte. No caso, como estamos falando de permuta de imóveis, significa literalmente a troca de um imóvel por outro.

Mas isso, para que todos os lados possam estar satisfeitos, deve ser feito de forma íntegra. O que significa que ambos os imóveis devem possuir o mesmo valor (equivalência em diversos aspectos). Para que nenhuma das partes se sinta lesada depois da transação.

Inclusive, se você ainda não tem muita experiência com transações no mercado imobiliário, aconselhamos que se atente as mudanças no mercado em 2020 para fazer bons negócios. Também sugerimos a leitura de itens imprescindíveis em um contrato de compra e venda de imóveis.

Para quem a modalidade de permuta de imóveis é indicada?

As mudanças no mercado imobiliário em 2020 vieram com tudo! E o COVID-19 deixou efeitos  muita tensão no mercado imobiliário deste ano. Como você pode conferir aqui. Por isso, é preciso prestar atenção no momento certo para entrar em negociações.

Falamos isso no começo do nosso tópico, pois o perfil das pessoas que se interessam ou são aptas a fazer a permuta de imóveis pode variar conforme a economia. Também, esse modelo de negociação da permuta de imóveis fica mais evidente em momentos de crise econômica.

Isso porque o processo de mudança, ou da troca de um imóvel por outro, pode ser mais curto que outros tipos de negociações. Além de evidenciar uma possível falta de liquidez no mercado imobiliário.

Assim, os perfis mais indicados para permuta de imóveis são:

#1 – Um comprador que dependa da venda do seu imóvel atual para comprar um novo. Visto que a falta de capital bruto para comprar um outro imóvel pode ser resolvido com o que ele já tem, ou seja, otimizando processos.

#2 – Um investidor que esteja interessado em diversificar seus imóveis. Simplesmente para conseguir rendimentos de outros tipos de aluguéis, ou adquirir imóveis de diversas origens e funções, como sítios, casas de praia, apartamentos, entre outros.

#3 – Um comprador que tenha dois imóveis na cidade e deseje adquirir um imóvel em outro local. Assim como na lógica aplicada no tópico acima, se uma das partes possui duas casas na mesma cidade, talvez seja interessante diversificar, e trocar uma delas por uma casa na praia ou no campo, por exemplo.

#4 – Duas famílias que estejam se mudando, coincidentemente, uma para o bairro ou cidade da outra. Sim, é mais raro de acontecer, mas acontece! E é o negócio perfeito, pois não é preciso muita procura, agiliza-se o processo de mudança, e toda situação que levaria um certo trâmite, se torna fácil para ambos os lados.

Como fazer a permuta de imóveis de forma prática e adequada

A permuta de imóveis é a troca de um imóvel por outro, mas assim como todo tipo de transação, é necessário que todos os termos estejam no papel. Ou seja, é preciso legalizar todos os termos em um contrato de compra e venda.

Assim, a permuta de imóveis pode realmente fazer o que ela geralmente faz pelas pessoas: facilitar a transação, a mudança de imóvel, e não dar dores de cabeça. É preciso acertar as datas da troca de posse, os termos das documentações dos proprietários e dos imóveis, além de acordar no papel o valor real dos bens trocados.

Uma vez que os documentos estejam em dia e os valores dos bens avaliados, bem como as desproporcionalidades resolvidas, é hora de fazer o negócio. O contrato é feito por escritura pública, e deve ser lavrado em cartório em todas as suas especificidades.

Claro, como todos os tipos de negociações de imóveis, existem taxas envolvidas mesmo que dinheiro não seja usado na transação. Mas calma! As taxas envolvidas são pagar o cartório pela escritura pública (que você pode conferir melhor neste link). Bem como o Imposto sobre transmissão de bens imóveis (ITBI).

Tipos de permuta de imóveis – cuidados que você precisa tomar quando trocar um imóvel pelo outro

Existem dois tipos comuns de permuta: a permuta de imóveis com torna, e a permuta de imóveis sem torna. A grande diferença entre elas está na utilização, ou não, de dinheiro como forma de compensação por uma das partes.

Assim, a permuta de imóveis com torna envolve que uma das partes acrescente em forma de dinheiro a compensação pela diferença entre os dois imóveis. Ou seja, se você quiser trocar um imóvel de R$ 200 mil, por um de R$ 400 mil, você tem que pagar a diferença.

Já a permuta de imóveis sem torna é aquela em que a troca é integral. Ou seja, não existe diferença entre os valores do imóveis, e ambos custam exatamente o mesmo preço. O primeiro cuidado que você deve tomar em toda essa situação é com os impostos!

A permuta de imóveis com torna tem relação com imposto de renda e ter um contador ou analista financeiro te ajudando é fundamental nessa etapa. O segundo cuidado, em ambas as permutas, é com o contrato de compra e venda e seus pontos. Sempre confira tudo antes de realmente fechar o negócio.

E por fim, levantar alguns pontos que geralmente são negligenciados, como: o que será entregue junto com o imóvel, como móveis, ou outros bens materiais. Se existe multa ou se será estabelecida uma, caso exista descumprimento do acordo. Ou se a situação de ambos os imóveis está íntegra com a justiça.

Vantagens da permuta de imóveis – Por que vale a pena trocar um imóvel por outro?

 Caso ainda não tenha ficado muito claro todas as vantagens da permuta de imóveis, vamos listar algumas delas aqui para você.

-? Dispensa de Pagamento em dinheiro: Claro, depende do tipo de permuta, mas você poderá obter um novo estilo de vida, um novo imóvel, em outro local de sua preferência, sem ter que desembolsar nenhuma nota, ou ter aquela famosa “conversa com o gerente”.

-? Negociação sem empréstimo imobiliário : Apesar dos financiamentos imobiliários estarem vantajosos no momento em que essa postagem está sendo escrita (SELIC em 2,25%!), não será preciso crédito aprovado para conseguir o imóvel desejado.

-? Diversidade de Investimentos ou Patrimônio: Lembra de trocar um segundo imóvel em uma mesma cidade por uma casa de praia ou campo? Pois é, isso é uma excelente vantagem, além de melhorar o patrimônio, a qualidade de vida, e servir como investimento para locação.

-? Menor burocracia e maior agilidade na negociação: Existem documentos a serem preenchidos, assinados e verificados? Sim, mas os processos são muito mais rápidos do que alguém que ainda precisa vender seu imóvel, coletar o dinheiro da venda, procurar outra opção agradável, e ai sim, entrar em outra negociação.

Então, gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre tipos de negociação, permuta de imóveis, ou contratos de compra e venda de imóvel? Tudo isso e muito mais está te esperando lá no nosso blog!

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta