Menu
Decoração / Dicas para a sua casa / Organização / Tecnologia e Inovação

10 atitudes sustentáveis para ter dentro de casa

Além da nossa casa, o mundo é o nosso lar. Afinal, sem ele nós não teríamos onde morar e viver com qualidade de vida. Por isso, todos nós devemos ter atitudes sustentáveis no cotidiano, começando dentro da nossa casa ou apartamento. Pensando nisso, nós da imobiliária digital AoCubo, vamos contar quais as práticas de sustentabilidade que devemos realizar no dia a dia. Confira!

Atitudes sustentáveis em casa

As atitudes sustentáveis devem ser praticadas dentro e fora de casa. Ao realizarmos ações de sustentabilidade dentro do nosso lar, as crianças e outros membros da casa podem se espelhar nos nossos atos. 

Além disso, mesmo se moramos sozinhos no imóvel, ainda é preciso ter mais empatia e cuidado com o nosso planeta. 

Portanto, confira as principais atitudes sustentáveis que todos nós devemos ter dentro de casa. 

  1. Trocar as lâmpadas

O ideal é trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de LED. Essas substituições são importantes porque geram mais economia de luz e são mais ecológicas porque não possuem metais pesados na composição.

  1. Apague as luzes

Parece clichê dizer isso, mas é preciso reforçar: não deixe as luzes acesas se não houver nenhuma pessoa no ambiente. Evite ao máximo desperdiçar energia elétrica para poupar os recursos elétricos. 

  1. Separe o lixo

Uma das atitudes sustentáveis mais importantes e indispensáveis dentro do lar é a separação do lixo orgânico e lixo reciclável. Procure separar para incentivar o sistema de reaproveitamento dos materiais. 

  1. Lixo zero

É importante evitar o consumo desnecessário de alguns tipos de lixo, como plástico, embalagens e produtos descartáveis. Por isso, procure andar sempre com uma bolsa reutilizável para carregar as compras e evite usar utensílios de plástico (canudos, copos, talheres), por exemplo.

  1. Racione o uso do ar-condicionado

Procure usar poucas vezes o ar-condicionado em casa, já que, na maioria das vezes, apenas uma janela aberta já pode resolver o problema do calor e evita que o dióxido de carbono suba para a atmosfera.

  1. Recicle objetos usados e materiais naturais

Tenha atitudes sustentáveis na hora de decorar o seu lar, como reciclar objetos usados e materiais naturais. Além de cuidar do meio ambiente, você personaliza a sua casa com móveis, objetos e materiais reciclados. 

  1. Pratique a jardinagem em casa

O cultivo de plantas, jardins, flores e plantações dentro de casa faz bem para o meio ambiente e para os seres humanos, já que diminui o estresse e estimula a concentração. É possível ter jardins em varandas de apartamentos pequenos ou no quintal de uma casa grande.  

  1. Procure usar produtos eco-friendly

Se possível, tente ter atitudes sustentáveis utilizando produtos eco-friendly, que estão cada vez mais presentes no mercado. Existem vários produtos com insumos naturais e biodegradáveis, desde produtos de higiene pessoal até roupas. 

  1. Economize água

Sabemos como é importante economizar água, um dos recursos naturais mais importantes para o ser humano. Por isso, deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes, ao ensaboar a louça e roupas. Reutilize a água da máquina de lavar para limpar o carro ou o quintal. 

  1. Tire os aparelhos da tomada

Uma das mais simples atitudes sustentáveis é a retirada dos aparelhos eletrônicos das tomadas. Você sabia que aparelhos ligados na tomada, em stand-by, representam até 12% do total da conta de energia elétrica da casa? Economize energia e cuide do meio ambiente!

E você? Quais dessas atitudes sustentáveis vai começar a praticar em casa? Compartilhe com outras pessoas para cuidarem do nosso planeta!

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta