Menu
Dicas para a sua casa / Reforma

Influencer dá dicas em seu diário de reforma no Instagram

Imagina criar um diário de reforma para arrumar a sua casa e acabar se tornando um influencer no Instagram? É o que acontece com muitas pessoas que desejam compartilhar sua rotina de reforma nas redes sociais e se torna uma referência e inspiração para muitas pessoas.

Pensando nisso, nós da imobiliária digital Ao Cubo decidimos abrir o diário de reforma de uma influencer no Insta para você ter ideias, insights e motivações para melhorar o seu lar. 

O que é diário de reforma?

Primeiramente, vamos dizer o que é um diário de reforma! Esse nome é usado por pessoas na internet que compartilham sua rotina com a reforma do apartamento ou casa. 

Esse tipo de diário mostra todos os processos que são necessários para reformar um imóvel, seja novo ou usado. 

O dia a dia é recheado de decisões sobre a reforma, reparo, decoração e muito mais. Afinal, dependendo do imóvel, essas mudanças podem demorar mais do que o planejado. 

Sem falar nos perrengues e imprevistos que podem acontecer quando o assunto é reforma. 

Entrevista com influencer do Instagram

Por isso, o nosso diário de reforma de hoje é baseado no perfil @reformaemcasa, criado pela formada em Relações Públicas, Lara Giannotti.

A conta também é comandada por Rico, companheiro de Lara. Por lá, é possível ver muitas histórias e dicas de reforma de uma casa dos anos 50 em constante reforma. 

Ao ver as imagens no Insta, é possível perceber que Lara e Rico vivem reformando o imóvel e, por isso, a criadora ganhou muito conhecimento nesse assunto. 

Não é à toa que já são mais de 35 mil seguidores que acompanham o diário de reforma do casal.  

Ficou curioso em saber as dicas de reforma de Lara e Rico, então leia a nossa entrevista com a criadora do perfil, logo abaixo:

Ao Cubo: Como as pessoas podem criar um projeto de obra em suas casas?

Lara Giannotti: Tudo depende do tamanho da obra/reforma. Para mudanças estruturais é necessário o envolvimento de um engenheiro e arquiteto. Para reformas estéticas é possível fazer com as próprias mãos ou apenas utilizando mão de obra especializada, como um empreiteiro, pedreiro, eletricista, encanador… 

Tanto para aqueles que optarem por utilizar um arquiteto, quanto para quem quiser desenvolver uma reforma por conta própria, minha sugestão é começar buscando referências. É preciso entender o que você gosta e o que não para direcionar o profissional ou começar a selecionar materiais e organizar suas ideias. 

Para esse primeiro passo, minha indicação seria visitar o Pinterest e começar a procurar por perfis de reforma e decoração no Instagram e YouTube. Há muito conteúdo legal disponível hoje em dia. 

E o mais interessante das redes sociais é que você consegue interagir em tempo real com aquelas pessoas que acabaram de passar pela mesma experiência que você e pegar dicas legítimas que podem valer ouro.

Ao Cubo: Quais dicas para não ter dor de cabeça com obra em casa?

Lara Giannotti: Obra dá trabalho! É preciso falar isso antes de começar. Então, o jeito de se ter menos dor de cabeça é ficar envolvido com o projeto do começo ao fim. Mesmo com a contratação de um arquiteto é necessário visitar o imóvel, conversar com os profissionais e garantir que as mudanças que estão sendo feitas vão se adequar ao seu dia a dia. Passe tempo neste imóvel!

Tente ver como será a sua interação dentro dele. Simule, por exemplo, chegar em casa e acender e apagar as luzes para ver se os pontos de elétrica estão no lugar certo. 

Isso vai evitar o cano que estourou? A infiltração que descobriram após quebrar uma parede? O revestimento que chegou errado do home center? Ou o marceneiro que simplesmente sumiu? Não, não vai. Mas pode diminuir a sua insatisfação depois. 

Ao Cubo: Como fazer uma obra com baixo orçamento?

Lara Giannotti: Há muitos vídeos na internet hoje que ensinam de tudo, até a fazer projetos elétricos, por exemplo. Tudo depende de quanto tempo você tem disponível, sua habilidade e quanto quer gastar. 

Se a reforma foi simplesmente a renovação de decoração de um cômodo, então há maneiras simples e econômicas de transformar completamente um ambiente gastando pouco, por exemplo, usar a pintura de revestimentos ao invés de trocar todos os azulejos de um banheiro. 

Papel de parede adesivo, aplicação de piso sobre piso, uma tinta nova nas paredes, lambe-lambe, tijolos falsos feitos de gesso, Lambri de MDF… a lista de recursos para quem quiser colocar a mão na massa e fazer uma reforma barata é enorme!

Ao Cubo: As pessoas passaram a se preocupar mais com a arquitetura da casa na pandemia, então como reformar a casa nesses momentos mais delicados?

Lara Giannotti: Trancados dentro de casa 24 horas por dia, 7 dias por semana, é natural que as coisas que incomodavam em casa passaram a incomodar muito mais. Então as pessoas procuraram fazer melhorias e alterações nesse período. 

Ao Cubo: É importante fazer vários orçamentos de obras para a casa?

Lara Giannotti: Sim. Para a reforma da minha casa fizemos uma média de 3 orçamentos para cada fornecedor que contratamos. É importante buscar também referências com amigos, familiares ou, até mesmo, influenciadores que você confie antes de contratar para ter certeza de escolher o profissional correto que atenda seu gosto e bolso e não te deixe na mão no meio do processo.

Ao Cubo: Como as pessoas podem identificar um ótimo profissional de reforma?

Lara Giannotti: Depende da área do profissional. No caso de arquitetos é importante verificar o portfólio, se os projetos estão alinhados com seu gosto pessoal, além de pesquisar valores. 

Para mão de obra especializada, o ideal é pedir indicação de amigos e familiares que já utilizaram esses serviços. Existem ainda aplicativos que te colocam em contato com fornecedores, neles, outros usuários costumam deixar avaliações sobre a prestação de serviço. 

Para contratação de empresas como móveis planejados, limpeza pós-obra ou compra de eletrodomésticos, móveis ou instalação, sempre recomendo que a pessoa cheque também as reclamações no site Reclame Aqui. 
Gostou de saber as dicas do diário de reforma da Lara do perfil @reformaemcasa? Então leia outros conteúdos sobre reforma no nosso blog e redes sociais!

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta