Menu
Economia / Financiamento / Mercado Imobiliário

Qual o melhor momento para comprar um imóvel? Ainda em 2020?

valorizar imoveis

Você sabia que o melhor momento para comprar um imóvel é agora? Isso mesmo, ainda em 2020, pelo menos é o que diz uma pesquisa da DataZAP. Vamos contar tudo sobre essa pesquisa e como você ainda pode comprar um imóvel ainda neste ano, mas se preferir, então pode se planejar e comprar no começo de 2021. Saiba mais, a seguir!

Qual o melhor momento para comprar um imóvel?

Uma pesquisa da empresa de dados DataZAP concluiu que o melhor momento para comprar um imóvel é agora, ainda neste final de ano de 2020. Ao menos 60% dos brasileiros que foram entrevistados enxergam e acreditam que o cenário atual é o melhor momento para adquirir um imóvel. 

As explicações para esse alto nível de confiança de compra foram baseadas na crise econômica causada pela pandemia do Covid-19, que levou as taxas de juros caírem e aumentou a oferta no mercado imobiliário com diversos tipos de preços. 

A pesquisa ainda mostrou que dentre os interessados em comprar um imóvel ainda este ano, 92% deseja comprar uma propriedade para moradia e 8% gostaria de comprar para fazer investimento.

Outro ponto interessante da pesquisa mostrou que 49% dos entrevistados deseja comprar um apartamento, 28% casa de rua ou vila e 15% casa em condomínio.

Como faço para comprar um imóvel em 2020?

Se o melhor momento é agora, segundo a pesquisa, então iniciar essa busca pelo imóvel para realizar a compra ideal? Nós vamos dar algumas dicas para você comprar e não se arrepender no futuro. Veja:

  • Confira sempre as promoções

Apesar de muitas pessoas acharem que não tem bons preços de imóveis neste ano de pandemia do Coronavírus, ainda assim é possível encontrar propriedades com valores acessíveis e facilidades de financiamento. 

  • Escolha bem a localização

A localização é um dos principais pontos para escolher um imóvel e não se arrepender com o trânsito, barulho e outros problemas que o local pode atrapalhar. Então procure escolher um imóvel próximo de hospitais, escolas, mercados, comércios, pontos de ônibus, estações de metrô, entre outros.

  • Visite o imóvel remotamente ou fisicamente

Se você ainda não se sente confortável de visitar um imóvel ainda neste período de pandemia, então pode usar a tecnologia para visitar a propriedade remotamente através de videochamada. 

Mas se você se sente seguro e segue as medidas de segurança contra o Covid-19 (máscara, álcool em gel, distanciamento social, entre outros), então pode visitar o imóvel antes de comprar. 

  • Novas funcionalidades em condomínios

Neste período atual, os moradores perceberam a necessidade de escritórios nos apartamentos, espaços de coworking em condomínios, academias e outros locais imperecíveis para viver o novo normal. Portanto, observe se o imóvel que você deseja comprar possui as funcionalidades que você precisa. 

  • Comprar um imóvel é um investimento

A nossa casa nunca foi tão valorizada quanto nos últimos tempos, portanto, a percepção em relação ao imóvel mudou nos últimos tempos. Pense que ao comprar um imóvel agora você está pensando na segurança do seu futuro e fazendo um investimento.

Por que investir em imóveis em 2020?

Como falamos acima, comprar um imóvel em 2020 é um ótimo investimento, mesmo que a finalidade seja para moradia. 

Além disso, os imóveis de ticket médio alto, de R$ 500 mil a R$ 1,5 milhão, passaram a ser parte do plano do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Isso porque os lançamentos desses imóveis sofreram uma redução considerável nos últimos anos e, por isso, possuem um estoque pronto para venda. 

Como faço para comprar um imóvel?

É mais fácil do que você imagina comprar um imóvel, mas se você não sabe por onde começar, então nós vamos te ajudar com dicas de um passo a passo. 

Primeiro defina o tipo de imóvel que deseja comprar e, logo em seguida, descubra o seu limite de financiamento bancário de acordo com o tipo de imóvel desejado. 

Saiba os valores das taxas para a compra do imóvel, como custos dos cartórios e imposto de transmissão de bens imobiliários (ITBI) para não se preocupar com isso no futuro. 

Procure uma imobiliária como a Ao Cubo que oferece corretores capacitados e disponíveis para encontrar a melhor opção de compra para você. 

Faça as visitas aos imóveis para escolher bem a propriedade que irá comprar e morar. Após escolher a sua casa ou apartamento para comprar, então é hora de formalizar essa decisão com assinatura de contratos e outros trâmites burocráticos. Depois que tudo der certo é só morar e curtir sua residência!

Qual é a melhor forma de financiar um imóvel?

Já mostramos aqui as formas de financiar um imóvel e, como você deve saber, são vários tipos de opções de financiamento que cabem em diferentes perfis de compradores e de bolsos.

Existe o Sistema Financeiro de Habitação (SFH), Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), Sistema de Amortização Constante (SAC), entre outros. 

Analise bem todas as opções para escolher o tipo de financiamento ideal para você comprar o seu imóvel da melhor maneira e sem prejudicar a sua vida financeira. 

Como funciona financiamento de imóvel pela Caixa?

O financiamento de um imóvel pela Caixa é muito procurado pelas pessoas que desejam facilidade e bons preços. Por isso, nós também vamos explicar como funciona esse tipo de financiamento. 

Primeiro, você precisa fazer uma simulação com seus dados no site do banco da Caixa para saber se é possível realizar o financiamento do imóvel. Se for possível, separe a documentação necessária e exigida pelo banco. 

Com os documentos em mãos, basta ir a uma agência da Caixa para solicitar uma análise de crédito para saber qual tipo de crédito mais adequado para o seu perfil de comprador. 

Se o crédito for aprovado, o próximo passo é a indicação do imóvel legalizado e sem nenhuma pendência para ser financiado. 

Feito isso, a Caixa faz uma análise técnica do imóvel e da documentação enviada pelo vendedor. Se o financiamento for aprovado, então o vendedor e comprador irão até à agência assinar o contrato de financiamento. 

Após a compra, o novo dono do imóvel precisa registrar a casa ou apartamento no Cartório de Registro de Imóveis. E pronto!

Afinal, é um bom momento para comprar um imóvel em 2020?

Podemos dizer que sim, esse ano ainda é um bom momento para comprar um imóvel em 2020, já que o mercado imobiliário se mostrou como um investimento seguro. Além disso, a taxa de juros alcançou um valor histórico de apenas 2,5% ao ano. 

Agora é o melhor momento para comprar um imóvel! Então não perde essa chance e aproveite as facilidades que esse ano oferece para os compradores!

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta